Como fazer a sua marca mais relevante no ponto de venda
O processo de compra sofreu grandes mudanças nos últimos anos.
Graças à transformação digital, os clientes ganharam mais possibilidades de comparar preços e soluções, evitar anúncios e adaptar as compras a uma rotina cada vez mais atribulada.
Diante dessas transformações, cabe às empresas fazer uma gestão de marca mais inteligente, justamente para deixá-la mais relevante no ponto de venda.
Isso é fundamental na conquista de resultados nos negócios.
Esse entendimento se ampara em três pilares:
Foto Divulgação
Posicionamento de marca: após a segmentação do público, investiga-se como comunicar a identidade de marca e como construir essa personalidade diante dos clientes;
Construção multissensorial: uma marca deve explorar todos os pontos de contato com o consumidor. Estimulando diferentes sentidos, ela ganha mais espaço na memória dos clientes.
Dar atenção total a isso não se trata de mero capricho. É uma exigência de mercado.
Para garantir um lugar no coração e na mente dos consumidores, a união de estratégias de branding e gestão de marcas pode ajudar a trazer mais relevância no ponto de venda.
Os consumidores estão ainda mais seletivos na hora da compra, e por isso as marcas precisam romper barreiras no ponto de venda.
Em geral, as empresas não transmitem a sua essência nas lojas, e esquecem que esse é o local onde o cliente usufrui da experiência de marca de uma maneira mais tátil.
Foto Divulgação
O marketing sensorial explora os sentidos para comunicar os valores de uma marca, ativando novas percepções, entre os consumidores.
Com recursos que atingem o subconsciente das pessoas, essa estratégia interfere no humor dos clientes e impulsiona vendas, criando experiências marcantes.
Por isso, vá além dos recursos visuais e crie um ambiente agradável, que marque o público por meio do tato, do olfato, da audição e do paladar.
Para aguçar a audição, por exemplo, a pioneira Radio Ibiza, baseia-se sempre no entendimento da música como uma forma de experiência sensorial no ponto de venda e não como uma simples ambientação.
Além de entregar a identidade musical desses ambientes, a Radio estuda cada detalhe do espaço, do cliente, do público e da marca para montar a experiência sensorial perfeita.
Cada playlist é pensada exclusivamente para a marca.
- detalhamento do público-alvo
- posicionamento de marca
- construção multissensorial

