Conheça o Destemidas, projeto sobre esporte e igualdade de gêneros

PRA VESTIR ·

Hoje (08.03) é o Dia Internacional da Mulher! E como já falamos por aqui, homenagear mulheres neste 8 de março não é tarefa fácil. Acreditamos que este dia é muito mais do que uma comemoração, é um dia para valorizar todas elas, que lutam – cada uma de sua maneira – diariamente, cada vez mais fortes, para enfrentar seus obstáculos e alcançar suas conquistas.

E pensando nisso, nós, em parceria com a Eclectic, aproveitamos esse dia para apresentar para vocês um projeto de corrida que integra a prática esportiva ao tema da igualdade de gênero e empoderamento feminino: o Destemidas.

interna_destemidas_3

Criado pela Organização Luta pela Paz – que nasceu nas favelas do Rio em 2000 e tem como foco apoiar através do esporte jovens de comunidades afetadas pela criminalidade e violência -, em parceria com a jornalista Carol Barcellos, o Destemidas surgiu em 2017. Foi inspirado em Kathrine Switzer, primeira mulher a completar a maratona de Boston em 1967, abrindo caminho para a participação de diversas mulheres na corrida.

interna_destemidas

O projeto, que tem o objetivo de fortalecer a imagem feminina e diminuir a desigualdade de gênero, visa desconstruir o estereótipo da mulher frágil existente em nossa sociedade. Além da promoção da prática esportiva, o projeto procura trabalhar questões de gênero com palestras sobre direitos sexuais e reprodutivos, preconceito, mercado de trabalho e violência contra a mulher. Além disso, promove o potencial de meninas e jovens do Complexo da Maré utilizando o esporte de corrida como ferramenta de desenvolvimento pessoal e emponderamento de mulheres.

Aspas-01_azul

Com o Destemidas, a gente sabe que a gente também pode ter a mesma força que eles
Aspas-02_azul , afirmou Fernanda, uma das participantes do Destemidas.

Junto com a Eclectic, participamos de um treino do Destemidas, na Marina da Glória e conversamos com as meninas sobre suas inspirações, motivações e como a música faz diferença no momento da corrida. Descobrimos, principalmente, a importância que o projeto tem para a vida dessas mulheres.

E, a partir de hoje, na compra de um moleskine em todas as lojas Eclectic, o dinheiro é revertido pro projeto Destemidas.

Vem ver o vídeo que preparamos:

carregando