Conheça o projeto No Palco da Vida: o sonho de pequenos futuros grandes artistas

PRA PENSAR ·

Venho vivendo a história de um antigo sonho de fazer arte durante toda a minha vida, de forma que não só eu viva essa sensação de praticar o teatro, mas possibilitar a todos, que um dia sonharam pisar num palco, a fazê-lo. Assim, deixamos a imaginação e o corpo ganharem formas especiais e podemos ser outros seres sem medo de buscar a felicidade.

Descobri o teatro e o circo aos 7 anos de idade. Vim do interior do Ceará, de uma cidade chamada Tabuleiro do Norte, para o Rio de Janeiro, de carona em cima de um caminhão de melão, para realizar o meu grande sonho de ser ator. No Rio, lavei pratos, fui atendente em padarias, lavei banheiros e fiz faxina, tudo para poder pagar minha formação de ator.

Venho realizando o meu sonho e os de meninos e meninas como eu a partir de minhas primeiras vitórias na carreira. Comecei a dar aulas de teatro em favelas: em fundo de quintal de alunos que cediam o espaço, em terrenos abandonados e quadras, e, depois de um tempo, tive a ousadia de alugar uma casa para criar o Centro Cultural Atriz Chica Xavier. Lá, um grupo de meninos e meninas, adolescentes e adultos, se reunem para praticar a arte do Teatro. No local, todos têm acesso a Biblioteca Padre Pio de Teatro, que possui mais de 2000 títulos relacionados ao assunto e outros temas correlatos, revistas, jornais referentes a essa arte. Além de uma videoteca com mais de 5 mil títulos a ela relacionados, filosofia e história.

palco_da_vida-interna2

Estamos fazendo um movimento de provocadores de sonhos. Estamos realizando o nosso sonho, com a ajuda de todos aqueles que acreditam que juntos poderemos vencer. Damos acesso ao Teatro a todos. Em consequência da nossa persistência, realizamos espetáculos gratuitos, dando acesso a todos e, a partir daí, formar uma nova cultura na comunidade.

Uma nova esperança para continuar o sonho e levar a cultura ao maior número de pessoas é sempre continuar divulgando e convidando todos para conhecerem o projeto e as crianças, adolescente e terceira idade, que fazem parte desta grande idealização, que forma não só atores, mas verdadeiros cidadãos para que contribuam para um mundo melhor, pois acreditamos que ao falarmos, com  a energia do Universo e do coração, ele a muitos ajuda a realizar nossos sonhos mais profundos.

O Palco da Vida – Relatos de sonhadores

O projeto No Palco da Vida é a nossa loucura, o sonho que parece impossível. Nosso teatro quer muito mais. Nosso teatro quer estimular o convívio saudável e despertar a autoconfiança de cada um do grupo. Nosso teatro quer descobrir vocações, formar talentos, desenvolver potencialidades, indicar caminhos e ganhar espaço em diferentes áreas de atuação. Enfim, nosso teatro quer preparar crianças e jovens para o palco da vida, que é o palco mais difícil, o palco que não permite ensaios, o palco que, todos sabemos, sempre nos apresenta os maiores desafios, dia após dia.

palco_da_vida-interna

Nosso projeto pode parecer loucura, porque conta apenas com apoios, doações e trabalho voluntário, mas é, na realidade, um ideal de vida. E dele, não vamos desistir. Nosso sonho pode ser ousado, mas é perfeitamente realizável. Depende apenas da nossa maneira luminosa de ver o mundo, da nossa vontade de nos aperfeiçoarmos como seres humanos, da nossa curiosidade, do nosso desejo de estudar, ler, aprender. E assim, trabalhando em grupo, é que iremos superar nossas limitações e nossas inseguranças. Este é o propósito No Palco da Vida: Um teatro humanístico, que tem como base a amizade, a generosidade, o exercício do diálogo que permite a troca de experiências e o crescimento individual. É por meio deste teatro humanístico que iremos nos posicionar diante da sociedade de forma afirmativa. É com ele que atingiremos nosso maior objetivo, que é desenvolver um caráter firme, uma personalidade forte para, em qualquer área de atividade, ajudarmos a construir um mundo melhor, mais justo, mais humano. Este é o nosso sonho. E “já tantos sonhos se realizaram, que não temos o direito de duvidar de nenhum”.

Quer saber mais? Entre no site.

Um abraço carinhoso de toda equipe no Palco da Vida

Subscribe

QUEM ESCREVE?

Wal Schneider

carregando