Como criar e manter uma boa rede de contatos

PRA PENSAR ·

Networking não é tudo, mas, sem dúvidas, oferece uma grande ajuda na hora de ter novas ideias ou tirar um projeto do papel. Conhecer outros pontos de vista ou até descobrir novas oportunidades através de uma simples conversa pode dar um impulso importante em um negócio – é aquele caso: a união faz a força. Conexões podem levar uma iniciativa além do esperado. E, nesse caso, quanto mais diversidade na rede de contatos de um empreendedor, melhor!

Para te ajudar a criar uma rede interessante, selecionamos dois coworkers do Nex Coworking Rio para dar dicas. Confira:

  • Marcio Rolla

Marcio começou a carreira como publicitário, depois trabalhou no marketing de grandes empresas. Hoje é consultor, com especialização em estratégia e comportamento de consumo. Conta com graduação em matemática e em comunicação. Para ele, uma boa rede de contatos é construída e mantida por meio de três pilares:

Carinho

“O pilar carinho tem a ver com procura, atenção, lembrança, educação e, como o próprio nome diz, carinho. É preciso se fazer presente, não só marcando e adicionando, mas conversando com os seus contatos. Lembrar deles, das coisas deles, dar atenção às suas vitórias e aos seus problemas, valorizá-los. Você consegue isso realmente se relacionando com eles. No dia a dia, sem dar só atenção àqueles que te dão atenção. Assuma o primeiro passo do relacionamento e vá em frente.”

Conteúdo

“O pilar conteúdo tem a ver com o que você, no seu campo de especialidade, pode oferecer aos seus contatos. São os seus conhecimentos, seus comentários, suas sacadas, coisas que você disponibiliza e compartilha, tudo o que pode ser interessante à sua rede. Você é especialista em marketing? Fale sobre marketing, comente o que as empresas estão fazendo, compartilhe vídeos e artigos interessantes sobre o tema. Faça com que os seus contatos queiram saber o que você está publicando, porque o conteúdo é bom e pertinente aos interesses deles.”

Emoção

“Por fim, a emoção. Muita gente se esquece dele. Muita gente é “profissional demais”. Profissionais ou não, somos todos seres humanos. A emoção é inerente à nossa personalidade. Mostre o seu lado humano à sua rede. Deixe que os seus contatos conheçam um pouco do ser humano que está por trás do profissional. Aquele romance que você está lendo, o filme que viu, algo diferente ou engraçado que fez, um pouco da sua vida familiar (com os devidos cuidados para manter a sua privacidade). A humanização é um diferencial num mundo excessivamente profissional como o nosso.”

nex_interna

  • Eliza Brito

A Eliza é Sales Representative na Frames do Brasil, uma empresa holandesa de engenharia de processos para indústria do óleo e gás e prestação de serviços relacionados. Para ela, existem quatro pontos essenciais para manter bons contatos. Confira:

Ter empatia

“O primeiro ponto é a empatia: você deve realmente estar interessado e disposto a se abrir para a pessoa que está conhecendo. Caso contrário, ficará apenas na camada superficial, sem conseguir alcançar o conhecimento que a pessoa tem para lhe oferecer, criando, assim, uma opinião baseada numa primeira impressão que não necessariamente é verdadeira.”

Não julgar pela primeira impressão

“Outro ponto é justamente nunca fazer julgamentos baseados numa primeira impressão, pois contatos são pessoas, logo, existe toda uma subjetividade que lhe é inalienável e só é acessível com o aprofundamento da relação.”

Incluir pessoas de várias áreas

“Acredito que uma boa rede de contatos inclui não apenas pessoas diretamente ligadas ao seu trabalho, é importante diversificar, pois isso lhe ajudará a ver desafios de pontos de vista diferentes.”

Cultive os relacionamentos

“Para manter sua rede é essencial que você cultive os relacionamentos: não é apenas frequentar eventos, mas de fato estabelecer conexões reais com as pessoas. Acho, também, muito importante ter o hábito do contato presencial – nada substitui a presença – e promover encontros entre as pessoas da sua rede. Ao promover esses encontros, você fortalece vínculos e reforça os seus próprios valores profissionais.”

E você? Quais outras dicas adicionaria na lista?

Subscribe

QUEM ESCREVE?

julia@nexcoworking.com.br'

Nex Coworking

Nós acreditamos que o dia de trabalho das pessoas pode ser mais feliz. Por isso criamos o Nex e aliamos soluções práticas e flexíveis de gestão de escritórios a uma estratégia de estímulo às conexões em uma poderosa comunidade empreendedora. Como um coworking, o que nos motiva todos os dias é criar um ambiente inspirador, onde as pessoas possam desenvolver suas oportunidades de negócio ao mesmo tempo que encontram seu propósito. Somos parte de uma grande mudança e queremos mais. Mudar a relação das pessoas com o trabalho é só o começo de tudo o que queremos para o mundo.

carregando