10 discos que fazem aniversário em 2018

PRA OUVIR ·

Durante tantas décadas, não faltaram discos nacionais e internacionais que foram marcantes para história. E nós, que somos apaixonados por música, adoramos conhecer a fundo álbuns que são tão importantes no Brasil e no mundo.

Em 2018, muitos desses discos estão fazendo aniversário e nós escolhemos alguns para mostrar para vocês e falar mais sobre eles.

Confira aqui:

  • 1968 (50 anos)

Internacional

The Beatles (White Album) – The Beatles

O décimo álbum gravado em estúdio dos Beatles, lançado como disco duplo em 22 de novembro de 1968, está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Com faixas de grande sucesso como “Blackbird”, “Dear Prudence” e “While My Guitar Gently Weeps”, o álbum foi nomeado o décimo melhor disco de todos os tempos pela “Music of the Millennium”.

Nacional

Vários Artistas – Tropicália ou Panis Et Circences

Tropicalia ou Panis et Circencis é um álbum de estúdio lançado em julho de 1968 por Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé – acompanhados dos poetas Capinam e Torquato Neto, e do maestro Rogério Duprat. Em maio desse ano, começaram as gravações do álbum que seria o manifesto musical do movimento Tropicalismo, iniciado em 1967, por diversos artistas brasileiros.

  • 1978 (40 anos)

Internacional

The Rolling Stones – Some Girls

Some Girls é o décimo sexto álbum de estúdio na Discografia Americana e o décimo quarto na Discografia Britânica da banda inglesa de Rock The Rolling Stones lançado em 1978. Com 10 faixas, o disco alcançou a 1ª posição entre os álbuns mais vendidos nos Estados Unidos pela Billboard 200.

Nacional

Zé Ramalho – Zé Ramalho

O álbum solo de estreia do cantor Zé Ramalho, lançado em 1978, traz as famosas canções “Chão de Giz” e “Bicho de 7 Cabeças” e conta com a participação, na música “Avôhai”, do tecladista Patrick Moraz, da banda inglesa Yes.

  • 1988 (30 anos)

Internacional

U2 – Rattle and Hum

o sexto álbum de estúdio da banda irlandesa U2 foi lançado em 10 de outubro de 1988, no mesmo ano também, do documentário de mesmo nome. Tanto o filme quanto o álbum, contêm gravações ao vivo, covers e músicas novas da época, como “Desire”, “Angel of Harlem” e “All I Want Is You”.

Nacional

Maria Bethânia – Maria

Maria é um álbum de estúdio lançado pela cantora brasileira Maria Bethânia em 1988 e contém interpretações incríveis de músicas compostas por Caetano Veloso, Alceu Valença, Joyce, entre outros.

  • 1998 (20 anos)

Internacional

Madonna – Ray of Light

Ray of Light é o sétimo álbum da artista Madonna e teve seu lançamento no dia 22 de fevereiro de 1998. O trabalho recebeu muitos prêmios ao redor do mundo, incluindo quatro Grammy Awards em 1999.

Nacional

Chico Buarque – As Cidades

As Cidades é um disco do compositor Chico Buarque lançado em 1998. Contém faixas de grande sucesso como “Injuriado”, “Cecília”, “Aquela Mulher” e muitas outras.

  • 2008 (10 anos)

Internacional

Coldplay – Viva La Vida

Viva La vida é o quarto álbum da banda inglesa de rock Coldplay, lançado em 11 de junho de 2008. O álbum foi sucesso em todo o mundo. Na sua primeira semana de lançamento, estreou na posição de número um em 36 países. No Reino Unido, o álbum vendeu 125.000 cópias em seu primeiro dia de lançamento e 302.074 em três dias.

Nacional

Lenine – Labiata

Labiata é o sexto álbum de estúdio do cantor e compositor Lenine. Com esse álbum, o músico fez sua primeira turnê mundial, passando por Europa, África, Ásia, e outros lugares.

carregando