Saiba o que é e como funciona o ECAD

·

Se você tem um estabelecimento e já pensou em melhorar a experiência sensorial no seu ponto de venda com música, você com certeza já ouviu falar no Ecad.

O Escritório Central de Arrecadação é um órgão que arrecada os direitos autorais de cada música tocada em execução pública no Brasil.

Muitas são as dúvidas que permeiam os clientes que contratam o serviço de Identidade Musical, como “pra que serve”, “quanto será cobrado”, “como funciona esse recolhimento”, entre outras.

Pensando nisso, preparamos uma entrevista exclusiva com o intuito de esclarecer essas questões.

Confira aqui embaixo:

Radio Ibiza: O que é o Ecad?

Ecad: Somos responsáveis por centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical, conectando os compositores e demais artistas aos canais e espaços onde a música toca. O Ecad é administrado por sete associações de música e é referência mundial na área em que atua, aliando gestão eficiente e expertise em tecnologia para unir as diferentes partes de uma complexa cadeia produtiva.

Radio Ibiza: Por que tenho que pagá-lo?

Ecad: A música é um produto, fruto do trabalho dos artistas que criaram suas obras musicais. O que deve ser visto, na realidade, não é o quanto se paga de direito autoral, e sim o quanto se ganha utilizando música. O estabelecimento que utiliza sonorização ambiental certamente estará oferecendo um local mais agradável e acolhedor para seus clientes, contribuindo para aumentar a frequência. Muitas empresas já reconhecem a importância da música para o sucesso de seus negócios, e é preciso reconhecer também o trabalho criativo dos artistas. O Ecad, no papel de agente promotor da música, atua para garantir que os criadores recebam a justa remuneração pelo uso de seu trabalho.

Radio Ibiza: Que tipo de estabelecimento tem que pagar pelo Ecad?

Ecad: Qualquer local que disponibilize música através de rádio, televisão ou qualquer outro meio aos consumidores deve pagar os direitos autorais aos artistas através do Ecad. Se um shopping, hotel ou restaurante, por exemplo, conta com sonorização ambiental, o pagamento dos direitos autorais é devido.

Radio Ibiza: Como o valor é calculado?

Ecad: O valor cobrado não varia em função do tipo de comércio, mas sim da forma de utilização da música (ao vivo ou mecânica), da área sonorizada do local e do ramo de atividade. Estabelecimentos comerciais, emissoras de rádio e cinemas, por exemplo, contam com critérios de cobrança diferentes devido à natureza de suas atividades e da sua utilização musical. O cálculo do direito autoral é feito com base nos critérios estabelecidos no Regulamento de Arrecadação, definido pelas associações de música que administram o Ecad, e está disponível para consulta em nosso site, neste link.

Radio Ibiza: Como faço para pagar o valor do Ecad?

Ecad: Para pagar o direito autoral, é preciso procurar o nosso escritório mais próximo e fornecer informações sobre como a música será utilizada (ao vivo ou mecânica), se haverá receita (em caso de shows e eventos), a área que será sonorizada, dentre outros dados necessários para o cálculo preciso do valor a ser pago. O pagamento é feito exclusivamente através de boleto bancário.

Radio Ibiza: A partir do momento que eu contrato o serviço de Identidade Musical para o meu ponto de venda, o que tenho que fazer, em relação ao Ecad?

Ecad: Conforme informado acima, basta procurar a nossa unidade mais próxima, realizar o cadastro de novo cliente e fornecer as informações sobre a forma de utilização da música. Após esse procedimento, será entregue um boleto, que deve ser pago na rede bancária e que autoriza o uso de milhares de músicas protegidas por direitos autorais.

carregando