Semana de Design Rio 2016

NÓS ·

Em novo endereço, a Semana Design Rio 2016 aconteceu no Armazém 6 da Zona Portuária, entre os dias 1 e 4 de setembro e reuniu grandes nomes do design para participarem de palestras, exposições e workshops. O evento ainda contou com muitas peças inovadoras no mercado Design Rio, O Cluster, comidinhas nos food trucks e claro, muita música com uma trilha sonora especial feita por nós.

Além do Armazém 6, a Semana Design Rio se espalhou por outras regiões e espaços da cidade, levando atividades também para a Fábrica Bhering no Santo Cristo, e na PUC-Rio, na Gávea. 

Em sua quarta edição, este ano, a Semana recebeu expositores de todo canto, – destaque para o banco Lapa do  Prime Design, os acessórios sustentáveis da Zóia e dos relógios Maré feitos de entulho – além de cariocas curiosos para verem novidades, turistas e futuros designers com o olhar atento, querendo absorver o aprendizado ali depositado. 

Outros destaques foram as exposições e palestras do evento. Podemos ver a exposição Útopias Cariocas, que também contou com uma palestra apresentada pela Taissa Buescu, diretora de redação da Casa Vogue. A revista ficou responsável por criar e pensar em projetos de sonhos para o Rio. Teve teleférico conectando Parque Lage, Jardim Botânico, Parque da Cidade e Floresta da Tijuca, até um sistema de transporte aquático para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Todas as maquetes e croquis ficaram expostos na Semana. 

Na palestra, Taissa Buescu conduziu o início dos trabalhos e logo os seis arquitetos, dos 10 convidados pela Casa Vogue, estavam no palco e contaram qual eram seus projetos dos sonhos para o Rio de Janeiro. Todos foram muito solícitos e entusiasmados nas suas explanações. Destaque para o designer Erick Figueira de Mello e seu projeto “Cultura Sobre a Água” (onze mini-ilhas satélites implantadas na Lagoa Rodrigo de Freitas).

Outro bate-papo que chamou atenção para a nossa cidade foi o “Rio Redesenhado”, onde o assunto em voga era a transformação do Rio sobre o olhar de 6 especialistas. Em uma desenvoltura de perguntas e respostas, os envolvidos trouxeram para discussão pontuais alterações que a cidade maravilhosa veio sofrendo ao longo dos anos, principalmente nesse ano em que recebemos milhares de turistas.

Já a exposição ‘TOD(X)S’ trouxe cartazes sobre a questão do gênero por um convite da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).

Para fechar com chave de ouro e não mesmo importante, ‘Do material ao objeto por Irmãos Campana’, foi uma exposição feita pelos próprios Humberto e Fernando Campana que selecionaram as 11 peças em exibição no Armazém, que traçam um painel dos 34 anos de parceria da dupla. 

Na nossa galeria, você consegue ver mais um pouquinho de como foi esse evento:

 

Subscribe

QUEM ESCREVE?

Redação

jornal@radioibiza.com.br

carregando